Bienal de Veneza 2012: Facecity / C+S Architects

A contribuição de C+S Architects, Facecity, para a Bienal de Veneza 2012, dá forma à ideia do curador, Fulvio Irace, da continuidade na arquitetura. A exibição reconsidera a arquitetura de Milão nos anos 50 e 60, onde arquitetos, pertencentes a diferentes gerações e com diferentes posições, construíram a identidade da cidade sem abrir mão de suas poéticas pessoais.

© Pino Musi

O tópico central deste pensamento é a fachada, comentado por Albeerto Savinio em Ascolto il tuo cuore città, 1945: “…Na fachada de edifícios não está apenas escrito sua data de nascimento, mas também escritos os humores, as maneiras, os mais secretos pensamentos de sua época…, junto com a janela plana, teorizada por Gio Ponti como a maneira de moldar a modernidade.”

© Pino Musi

Baseado nesses elementos, uma parede texturisada de 15 metros no pavilhão exibe o Facescroll, um trabalho onde o fotógrafo Pino Musi reuniu 21 edifícios milaneses reduzidos aos seus detalhes de fachada como se fossem uma partitura de uma música.

© Pino Musi

No lado oposto estão os desenhos originais de Gio Ponti, Magistretti, Asnago e Vender, entre outros.

© Pino Musi

No centro uma tela horizontal, um iPad, como uma tradução da janela no contempoâneo, da posição vertical e fixado na horizontal e em movimento, mostra vídeos de Francesca Molteni entrevistando Carlo Cappai, Vicenzo Latina, Renzo Piano, Maria Alessandra Segatini e Attilio Stocchi, que explicam suas ideias de continuidade.

Sobre este autor
Cita: Gabriel Pedrotti. "Bienal de Veneza 2012: Facecity / C+S Architects" 25 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-82749/bienal-de-veneza-2012-facecity-c-mais-s-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.